sexta-feira, 24 de abril de 2009

Inconsistência ou InconsCiência?

Com certeza a ciência hoje em dia está muito estranha, principalmente no Brasil.
Você ser julgado pelo número de trabalhos que publica só faz com que sejam publicados trabalhos cada vez mais medíocres. Prezando quantidade em detrimento da qualidade.
Somos vitimas disso e de muito mais, pois agora passamos pela pior fase da vida acadêmica (Mestrado).
Não se tem tempo para desenvolver nada, tudo parece sempre inacabado, os prazos são cada vez mais curtos e a bolsas cada vez mais incompatíveis e situação de graduado.
Á cobrança por um currículo volumoso nos faz pensar varias vezes em publicar logo qualquer coisa, mas acho que como eu, vocês também se sentem mal com isso e acabam empurrando com a barriga, conjuntos de dados, esperando uma nova análise milagrosa, que te faça ter menos vergonha de disponibilizar aquele conhecimento.
Não acho ruim o fato de termos que sempre sustentar nossas opiniões cientificas em idéias de outros pesquisadores, nem me incomodo com todas as citações que somos obrigados a fazer.
Na verdade acho que até muito importante que tenhamos essas bases para o desenvolvimento de nosso senso cientifico, para que não trabalhemos dobrado, e para que tenhamos mais respaldo em nossas colocações.
O que de fato incomoda e essa fabrica de replicadores que a academia brasileira virou.
Ninguém mais tem idéias novas, ninguém mais tem coragem de arriscar, estamos sempre presos a protocolos e coisa que o valha, vindos direto de lugares onde nada acontece como aqui.
Ninguém mais quer entender o que esta fazendo, muito menos colocar a prova suas descobertas, as discussões são construídas em forma de pagação de pau, com uma ou outra comparação com trabalhos afins, mas sem nenhuma crítica.
Hoje entendo aquelas conclusões ridículas que os americanos adoram fazer, porque no final das contas é melhor dizer que tudo ainda precisa ser estudado com mais profundidade, do que fazer voltas e voltas, floreios e babações de ovo e acabar não concluindo nada que outra pessoa já não tenha concluído.
O problemas da ciência é o mesmo de qualquer outra coisa nesse mundo. Muitos falam do sistema e de suas falhas, das leis regras e tudo mais, mas que criou essa parafernalha toda? O problema de tudo no mundo não o jeito que as coisas funcionam, mas sim o medo e a preguiça de fazê-las funcionar de outra forma.
Parabéns pela iniciativa, espero que todos nós possamos contribuir e principalmente aprender muito uns com os outros nesse blog, e que a medida do possível possamos crescer e mudar, o mínimo que seja, o mundo a nossa volta.

Maurício Tassoni Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário