quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Ditadura da Televisão

Pois é, a pouco mais de um mês que não sento em frente a "caixa que rouba idéias", não por livre e espntânea vontade, mas por força da ocasião. Ao chegar em Belém me deparei com essa situação, mas, ao contrário do que se pode imaginar, a encherguei com um certo interesse.
Desde então tenho me interessado pela leitura, a qual eu era tão alheio, e principalmente tenho percebido como esse aparelho é fútil na vida das pessoas.

O que se pensa quando se vai montar uma casa?

"Preciso de uma geladeira, um fogão, uma máquina de lavar, uma cama...e uma televisão."

Onde você vai sentar? Onde você vai guardar suas roupas? Onde você vai comer? E comecei a analisar como que as pessoas chegam a essas conclusões...mas não é que é partir da própria televisão?! Surpreendentemente a mídia televisiva direciona as tendências de consumo, e incita as pessoas ao consumo. As propagandas são coloridas, cheias de efeitos, dá até vontade de usar o mata-baratas de desodorante...sem contar que a caixa é o mais eficiente calmante de crianças do universo (mas acho que é tanta informação que acaba prejudicando a formação destas...)

Em 2003, participei do ENEB em Salvador que tinha como tema "Ecopólis - Decompondo a Sociedade do Espetáculo". Na época acho que a ficha não caiu direito...mas ao longo do tempo a Sociedade do Espetáculo foi se concretizando na minha frente, no dia a dia. A política é um circo que transforma a população em uma massa de palhaços inertes, sem opinião. A caixa luminosa neutraliza o senso crítico da sociedade. A novela das oito e o futebol de domingo fazem bem este papel...o país em crise, a corrupção comendo solta e todos preocupados com o que vai acontecer amanhã no conto-de-fadas noturno, ou quem vai ser o artilheiro do campeonatinho de merda do meu estado...

De certa maneira cansei de participar dessa sociedade...pretendo decompô-la, reciclá-la. Aos poucos estou fazendo a minha parte, e na medida do possível agregando seres descontentes para essa causa, pois a Ecopólis só surgirá pelo coletivo, e para o coletivo...

Que tal fazer uma boa roda de conversa em torno de uma fogueira? Será que isso é voltar atrás ou dar um passo a frente na (r)evolução da sociedade?

2 comentários:

  1. vc me lembrou uma notícia que eu vi há um tempo..
    http://estilo.uol.com.br/saude/ultnot/2006/08/18/ult615u408.jhtm

    te recomendo um vídeo do youtube "Story of stuff", tem legendado (dá até pra por aqui, se você gostar)

    acho q o melhor meio pra essa (r)evolução é a educação... pena que é a longo prazo, e demooora...

    ResponderExcluir
  2. Caralho em Sapão, tava inspirado.
    Esse "Story of stuff" é realmente muito legal.
    Acabei de ler a reportagem tb, nada mais previsível.

    To num ritmo aqui tb que nem dá pra ver TV, tenho assistido uma média de 1 hora por mês de programação normal.
    DVDs e cinema são mais freqüentes, mas tenho visto pouco.
    Realmente preciso me ater mais a leitura, é um hábito que eu não tenho e que me faz muita falta.
    Não tenho nada palpável a acrescentar de fato, nessa discussão.
    Só quis comentar.

    ResponderExcluir