sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reutilizar água da chuva ficou mais barato e fácil, por Buanna Rosa

Mais uma vez São Paulo foi castigada por tempestades e alagamentos que pararam a cidade ontem. E março ainda nem chegou, um mês conhecido por suas fortes e volumosas chuvas. Pensando nisso, o Greenvana Style traz pra você uma ideia super “eco” de como reutilizar essa água.

Até o ano passado, o Brasil comercializava apenas um tipo de tecnologia para a captação de água da chuva. Mas agora chegou ao país o sistema da empresa australiana Rain Harvestin que, diferente do antigo método, separa e descarta a primeira “leva” da água (que contém mais contaminantes) tornando mais segura a reutilização.

Representados no país pela Harvesting do Brasil, o sistema da Rain Harvesting custa 25%  do preço total dos métodos até então presentes no mercado , chegando a sair por R$ 530,00. Além disso, conta com uma instalação mais prática, pois as cisternas não precisam ser enterradas. Assim, qualquer pessoa seguindo as instruções pode instalar o captador, sem a necessidade de fazer grandes obras.



O sistema em si é simples. Um separador de folhas é instalado logo abaixo da calha e retira todos os resíduos com mais de 1mm. Depois de separar as impurezas, o aparelho direciona o primeiro fluxo da chuva para um reservatório e descarta o mesmo. Em seguida, esvazia automaticamente o recipiente e armazena o resto da água da chuva, que já sai pronta para ser consumida.

É possível encontrar diferentes kits dos produtos de acordo com a necessidade da sua casa. Você deve considerar a metragem do telhado e a quantidade de água para armazenagem. Estão à venda cisternas de até 10 mil litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário